CREMAÇÃO – TIRE SUAS DÚVIDAS E SAIBA COMO É TODO O PROCEDIMENTO

O processo de cremação é uma prática funerária milenar, usada hoje em dia com alta tecnologia, de forma higiênica e ecológica. Além de diminuir os impactos ambientais, a cremação também é uma opção mais econômica. Porém, ainda há muito tabu e desinformação a respeito. O processo consiste em submeter o corpo a uma temperatura de aproximadamente 1000°C em um forno moderno e apropriado para esse fim.

É realizada alguma cerimônia antes da cremação?

O velório é realizado de forma tradicional.  Ao chegar em nosso complexo crematório, são realizadas lindas cerimônias no Salão Imperial, religiosas ou não. A família poderá contratar serviços como cânticos, chuvas de pétalas sobre o caixão, e outras homenagens.

O que acontece após a homenagem?

No final da homenagem, a urna desce (numa alusão ao sepultamento) e vai para a câmara de alta refrigeração para aguardar o período de execução da cremação, 48 horas, podendo ser estendida para 72h em caso de solicitação da família, como por motivos religiosos, como no caso de Espíritas. Serão removidos todos os metais, vidros e plásticos do caixão, evitando a contaminação das cinzas. Por razões ambientais e de saúde, um caixão não pode ser reutilizado ou reaproveitado, por isso, o caixão e roupas são cremados juntos com o corpo.

É possível cremar dois ou mais corpos de uma vez?

Não. O equipamento é projetado para apenas um corpo, garantindo que as cinzas recebidas são do ente querido. também não é permitido que os funcionários toquem no corpo.

A família pode assistir o processo?
Não é permitido a presença de familiares junto ao forno.

Sai fumaça ou cheiro na cremação?
Não sai fumaça, cor ou odor. Os equipamentos são de alta tecnologia e tudo é absolutamente processado e monitorado por sensores.

O que acontece após a abertura do forno?
Após o tempo do forno, são retirados os fragmentos ósseos, recolhidos eventuais metais com ajuda de um ímã e depois são trituradas para deixar uniformes e serão entregues em urnas próprias aos familiares. Podem também serem divididas em pequenas urnas, todas catalogadas e identificadas para serem  entregues a família, através de um responsável legal. Geralmente as cinzas pesam entre 1 quilo e 1 quilo e meio

O que é necessário para cremar um corpo?
De acordo com a legislação no Brasil, a cremação precisa ser declarada ou autorizada pelos familiares após a morte, é o que preconiza o art. 77, § 2º, da Lei de Registros Públicos:

§ 2º A cremação de cadáver somente será feita daquele que houver manifestado a vontade de ser incinerado ou no interesse da saúde pública e se o atestado de óbito houver sido firmado por 2 (dois) médicos ou por 1 (um) médico legista e, no caso de morte violenta, depois de autorizada pela autoridade judiciária. (Incluído pela Lei nº 6.216, de 1975).

A manifestação da vontade deve ser expressa, mas não precisa estar registrada em cartório, nem formalizada em um documento particular.

Por que é mais econômico cremar?

É mais econômico porque não há despesas com pagamento do terreno no cemitério, locação de um jazigo, e nem taxa de manutenção anual, a menos que os parentes queiram sepultar a urna cinerária no cemitério ou em um columbário,  assim mesmo, ainda é bem mais barato do que os enterros comuns. 

Além de econômico, qual outra vantagem há na cremação?

A cremação é um processo prático, higiênico e ecológico. Sendo o mais recomendado, uma vez que evita problemas de higiene e sanitárias. Com o a incineração, evita-se possíveis fontes de infecção, especialmente quando a morte tenha sido causada por doenças infecciosas. É um processo 100% ecológico. Portanto, não afetam o meio ambiente.

Muitos, antes de morrer pensam em facilitar as coisas para o enlutado. Alguns entendem o enterro como uma complicação desnecessária do processo funeral, por isso eles preferem a simplicidade e rapidez da cremação. Em suma, aqueles que optam pela cremação, sabem que é um processo simples e rápido do que o sepultamento tradicional, uma vez que depois de incinerado as cinzas são depositadas em uma urna cinerária e os membros da família podem decidir livremente para onde levar, salvo de qualquer processo econômico e legal posteriormente.

Mais informações: 91 -3277-7000

 

Assista também ao vídeo explicativo sobre cremação no Memorial Parque das Palmeiras – Cemitério Parque e Crematório

Compartilhe Esse Post

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados